Moscou (3° dia): arquitetura, uma vista fabulosa, caminhadas e lembrancinhas

Infelizmente, a maioria das pessoas não passa mais do que três dias na capital russa. Sendo assim, hoje é dia de fechar com algumas coisas que eu considero essenciais para visitar em Moscou.

1) Universitet

Comece o dia indo direto para a estação de metrô Universitet, na linha vermelha ao sul. Como o nome já sugere, é o campus de uma universidade – a MGU, maior da Rússia. O que há de especial nela? Bem, entre 1947 e 1953, Stalin mandou construir sete edifícios sensacionais, em um estilo que mistura o barroco e o gótico. E o prédio da universidade é um deles (e para mim, o mais bonito). Em inglês, decidiram chamar de as Sete Irmãs (Seven Sisters), mas os moscovitas as chamam de “Os arranha-céus” ou “Os arranha-céus de Stalin” (Vysotki or Stalinskie Vysotki).

Saindo do metrô, você vai logo identificar o prédio. Se estiver com neblina, pergunte a algum estudante (dica: os que NÃO parecem russos provavelmente falam inglês). Em russo, MGU é pronunciado EM-GUÊ-U. Confira o mapinha que deixo no fim do post.

Universitet

2) Vorobyovy Gory

Este nome é o pesadelo dos turistas e viajantes. Anote em um papelzinho – Vorobyovy Gory ( Воробьёвы гoры). Daqui você tem uma das melhores vistas de Moscou (se o tempo estiver bom – boa sorte!!!). Você vê o rio Moscou, a City (centro financeiro), algumas das “sete irmãs” stalinistas, edifícios do centro de Moscou e até a Catedral Pussy Riot e algumas torres do Kremlin. Mesmo que seja no inverno, vale muito a pena a caminhada e a vista. E mesmo que não tenha vista de nada, vá. É um local interessante da cidade. Ah! E é onde os noivos vão fazer fotos depois do casório. Prepare-se para ver muitas muitas limosines (de diferentes cores). Ou você ainda não notou o quão deliciosamente kitsch (talvez brega?) a Rússia é?

Vorobyovy

3) Mosteiro Novodevichy e o cemitério

A vista estava linda, né? Agora vamos caminhar. De Vorobyovy Gory, desça o monte em direção ao rio e busque a ponte (onde também tem uma estação de metrô – sim, a estação é exatamente em cima do rio). Opção 1 (muito mais legal): atravessar a pontezinha caminhando e seguir pela margem do rio, à esquerda. São 2 km. Opção 2: pegar o metrô até a estação Sportivnaya (é uma estação somente) e depois andar um pouco. Mas já adianto que muita gente se perde quando sai do metrô Sportivnaya. Tem que perguntar a direção quando chegar. Acho que a opção 2 só vale se estiver frio. Se não, caminhe!!

Novodevichy é o meu lugar preferido em Moscou. Não sei por que gosto tanto deste monastério. Não importa se faz sol, chuva, se está nevando. É lindo. Muita gente diz que a inspiração para o Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, veio do lago adjacente ao monastério.

Já fiz um post sobre o local e lá tem tudo explicadinho, com valores, histórias curiosas do local etc: https://omundano.com/2012/07/26/convento-de-novodevichy-moscou/

Vale também visitar o cemitério, ao lado do mosteiro. A entrada é gratuita e funciona entre 9h e 18h. Quem está enterrado lá? Bulgakov, Chekhov, Gogol, Mayakovsky, Prokofiev, Stanislavsky, Eisenstein, Yeltsin…

Novodevichy

Sem título

Para terminar o passeio por Moscou, sei que a maioria das pessoas quer comprar lembrancinhas – vodka, lembranças soviéticas, postais, matryoshkas…

Para produtos locais, busque um mercadinho mesmo. Não é difícil achar o produto mais típico daqui – a vodka. Sempre me perguntam pelas marcas e eu costumo sugerir Beluga (800 rublos, R$ 53) para os bons amigos e patrões; e Putinka (200 rublos, R$ 13)  para aquela tia que só te dá caneta desde 1998 ou para a amiga que você quer causar inveja. Mas não sou um super entendedor de vodka. Quem sabe algum leitor nos recomende algo melhor. 🙂

Para comprar suvenir, vá para a rua Arbat. Eu odeio esta rua, mas é o melhor lugar no centro para comprar bugigangas. Desça no metrô Arbatskaya e suba toda a rua. Há zilhões de lojinhas. No final dela, você vai ver mais um daqueles sete edifícios stalinistas – o MID, Ministério das Relações Exteriores da Federação Russa.

Para os mochileiros mais radicais (ou para aqueles que queiram comprar muito chaveiro e muita matryoshka), sugiro o mercado de Izmaylovskaya. Fica um pouco afastado do centro, mas compensa pra quem quer levar muita muamba. Algumas coisas podem custar a metade do valor cobrado na rua Arbat. Ah! E o Museu da Vodka fica ali do lado do mercado. Não acho um museu super legal, mas pode ser uma ideia para que o trajeto não se resuma a compras. Metrô Partizanskaya.

Anúncios
Categorias: Uncategorized | 3 Comentários

Navegação de Posts

3 opiniões sobre “Moscou (3° dia): arquitetura, uma vista fabulosa, caminhadas e lembrancinhas

  1. Oi Sandro.
    Caí no seu blog procurando dicas de Moscou.Em setembro próximo passarei duas semana entre São Peters e Moscou, obrigada pelas dicas, seguirei seu roteiro! Depois te conto. Tenho uma dúvida, veja se pode me ajudar, por favor! Li em algum lugar que não pode tirar foto nas estações de metrô, mas que não há nenhum aviso em inglês… procede essa informação? Confesso que estou com um pouco de medo de Moscou, pois é a primeira vez que leio muitas coisas negativas, principalmente relacionadas a polícia, aos valores e a língua…
    Enfim, alguma dica especial que vc poderia me dar em relação a comportamento?
    Obrigada por dividir suas dicas, e até setembro, estarei aqui semanalmente hahaha
    Um beijo
    Renata.

  2. washington luiz cunha rodrigues

    Aracaju, 1 de julho de 2016

    Prezado Sandro,

    Gostaria de fazer uma pergunta e também venho solicitar algumas informações: em 2018 estou pretendendo viajar para a Copa do Mundo na Russia e gostaria de saber como proceder para economizar com passagens de trem ou ônibus. Primeiramente devo viajar de avião de Salvador/Bahia para Berlin/Alemanha ou Paris/França.
    Inicialmente queria dizer que estou pretendendo assistir a um jogo pela Copa do Mundo na cidade de kaliningrado e depois embarcar de trem ou de ônibus para São Petersburgo e assistir a pelo menos a dois jogos em São Petersburgo e ficaria até cinco dias em São Petersburgo para também fazer os passeios, após assistir a dois jogos em São Petersburgo, pretendo viajar para Moscow para fazer apenas os passeios no período de tres dias, após fazer os passeios em Moscow pretendo viajar para kazan para assistir a apenas um jogo pela Copa do Mundo, bem como pretendo ficar até tres dias em Kazan, após a minha passagem em Kazan, pretndo viajara para a antiga Staliningrado, atual Valgogrado para fazer apenas dois dias de passeios, apśo visitar Valgogrado, pretendo embarcar de trem para São Petersburgo, termiando a minha estada na russia e embarcar de ônibus para Berlin, logo peço algumas orientações para economizar com passagens de trem nessas cidades acima mencionadas porque será um evento de magnitude, pois vou na condição de mochileiros e pretendo ficar hospedado em hósteis, bem como terei que ligar com muita antecedência para encontrar vagas nos hósteis dessas cidades. Observei nas mensagens de outras pessoas que viajaram em 3ª classe e para mim não é problema, pois estarei economizando os meus dólares ou Rublos. Estou pretendendo encontrar outros mochileiros que pretendam viajar comigo.
    Sandro, eu queria que você me orientasse e informasse se existe transporte ferroviário entre kaliningrado até São Petersburgo sem que passe por Belarus, pois teria que obter o visto caso tenha que passar pro Belarus, como também queria saber se existe transporte de ônibus entre Kaliningrado e São Petersburgo sem que passe pro Belarus? Gostaria de que você me orientasse como comprar passagens de trem entre as cidades da Russia, pois vou me deslocar entre várias cidades acima mencionadas e queria que você me orientasse para não ficar perdido na hora em que for comprar as passagens, pois não falo Russo e nem Ingês. O cartão de débito pré pago ou cartão de crédito é aceito nas passagens de trem, bem como nos restaurantes, bares, pousadas ou hósteis e supermercados ou somente dinheiro? Eu não poderia levar somente dinheiro por questẽos de segurança.
    Sandro , estou com muita dúvidas, pois nunca viajei para o exterior.

    Abraços
    Washington Luiz Cunha

    Sandro Fernandes

    http://cafecomkremlin.com/

    https://omundano.com/

    http://osbrics.com/

    +7 985 279 4892 (Moscow)

    Facebook Twitter
    Skype sandro_cfernandes

  3. washington luiz c. rodrigues

    Prezado Sandro,

    Gostaria de fazer uma pergunta e também venho solicitar algumas informações: em 2018 estou pretendendo viajar para a Copa do Mundo na Russia e gostaria de saber como proceder para economizar com passagens de trem ou ônibus. Primeiramente devo viajar de avião de Salvador/Bahia para Berlin/Alemanha ou Paris/França.
    Inicialmente queria dizer que estou pretendendo assistir a um jogo pela Copa do Mundo na cidade de kaliningrado e depois embarcar de trem ou de ônibus para São Petersburgo e assistir a pelo menos a dois jogos em São Petersburgo e ficaria até cinco dias em São Petersburgo para também fazer os passeios, após assistir a dois jogos em São Petersburgo, pretendo viajar para Moscow para fazer apenas os passeios no período de tres dias, após fazer os passeios em Moscow pretendo viajar para kazan para assistir a apenas um jogo pela Copa do Mundo, bem como pretendo ficar até tres dias em Kazan, após a minha apssagem em Kazan, pretendo viajara para a antiga Staliningrado, atual Valgogrado para fazer apenas dois dias de passeios, após visitar Valgogrado, pretendo embarcar de trem para São Petersburgo, terminando a minha estada na Russia e embarcar de ônibus para Berlin, logo peço algumas orientações para economizar com passagens de trem nessas cidades acima mencionadas porque será um evento de magnitude, pois vou na condição de mochileiros e pretendo ficar hospedado em hósteis, bem como terei que ligar com muita antecedência para encontrar vagas nos hósteis dessas cidades. Observei nas mensagens de outras pessoas que viajaram em 3ª classe e para mim não é problema, pois estarei economizando os meus dólares ou Rublos. Estou pretendendo encontrar outros mochileiros que pretendam viajar comigo.
    Sandro, eu queria que você me orientasse e informasse se existe transporte ferroviário entre kaliningrado até São Petersburgo sem que passe por Belarus, pois teria que obter o visto caso tenha que passar pro Belarus, como também queria saber se existe transporte de ônibus entre Kaliningrado e São Peteresburgo sem que passe pro Belarus? Gostaria de que você me orientasse como comprar passagens de trem entre as cidades da Russia, pois vou me deslocar entre várias cidades acima mencionadas e queria que você me orientasse para não ficar perdido na hora em que for comprar as passagens, pois não falo Russo e nem Ingês. O cartão de débito pré pago ou cartão de crédito é aceito nas passagens de trem, bem como nos restaurantes, bares, pousadas ou hósteis e supermercados ou somente dinheiro? Eu não poderia levar somente dinheiro por questões de segurança.
    Sandro , estou com muita dúvidas, pois nunca viajei para o exterior.

    Abraços
    Washington Luiz Cunha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: