Rostov-Veliky: a grandiosa vila medieval às margens do lago Nero

Com dois dias em Yaroslavl, acabei me rendendo à tentação de visitar a cidadezinha vizinha, Rostov-Veliky . São 55 km de distância entre as duas e vale como uma half-day trip. Chegar lá é bem fácil. De trem são 45 minutos e custa 250 rublos e de ônibus dura 1 hora e custa 100 rublos.

Chegando a Rostov-Veliky (as estações de trem e de ônibus estão no mesmo lugar), basta dizer “Kremlin” e vão te apontar a direção. Na verdade, é só pegar a rua principal que começa na estação, perpendicular à mesma, e andar até a praça principal. Não é nem 1,5 km.

O Kremlin dispensa comentários, tendo a Catedral da Assunção, com suas cinco cúpulas, como destaque. A entrada para todo o complexo custa 150 rublos (R$ 10). Vale a pena comprar a entrada com o passeio pela muralha, de onde se tem uma vista maravilhosa do Lago Nero. Duas outras igrejas – São João Divino e Ressureição – completam o cenário, com belíssimos afrescos do século 17. Na primeira igreja, tivemos a sorte de ver um grupo cantando música religiosa (e vendendo seus CDs, claro). Não é nada no estilo “erguei as mãos e dai glória a deus…”, mas parece que agrada aos locais. Assim que eu tiver uma conexão decente, subo o videozinho que fiz.

Depois do Kremlin, que você vai visitar em pouco mais de uma horinha, uma opção é comer na cantina que fica lá dentro, em um subsolo. Não há muita opção, mas a comida é gostosa e bem barata. Sugiro o único prato de carne que eles têm (“myáso” – carne em russo). Não paguei nem 150 rublos (R$ 10) e comi bastante bem. Tirando a carne, tem sopa, sopa e sopa. Escolha a sua preferida. Para beber, o típico é provar a medovukha local, uma bebida alcóolica à base de mel fermentado.

Dali do Kremlin, ande até o lago Nero e siga pela margem dele, caminhando pra sua direita. Ao fundo, você vai ver outra igreja grande – é o monastério de São Jacó. A caminhada é muito agradável (1,5 km).

Mais uma horinha por ali e você já pode voltar pra Yaroslavl com a certeza da missão cumprida.

Não dormi em Rostov-Veliky. Preferi ter Yaroslavl como base, apesar de Rostov estar entre Moscou e Yaroslavl.  Achei mais cômodo por causa da mochila e também para seguir viagem.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Categorias: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: