Sobre o autor

Viajante. Jornalista. Professor. Viajante. Utópico. Romântico e… Viajante. Nesta ordem. Ou não.

 

Anúncios
33 Comentários

33 opiniões sobre “Sobre o autor

  1. Janaina Baumgart

    Adorei seu blog, li e re-li. Estou indo p Dubai/Moscow/ S. petersburgo semana q vem.
    Queria trocar email p algumas duvidas; É possivel.
    Abraço, Janaina.
    POA/RS

    • O Mundano

      Janaina, eu estava viajando e soh via a sua mensagem agora. Perdao. Espero que tenha aproveitado Moscou. Um abraco.

  2. Marisa Ferraz

    Olá! Gostei muito de seu blog!
    Gostaria, se possível, de conversar contigo por email.
    Obrigada.

    • O Mundano

      Obrigado :-))

      Meu e-mail é sandrocfernandes@gmail.con

      Abração

      • Foi bom saber que colega viajante-professor-viajante… sobreviveu esta, parabéns. O blog e a página no FB pararam de vez em Yekaterinburgo, ainda antes da Sibéria, de forma preocupante. Mas agora entendo que Você não para de viajar e continua acumulando boas memórias para contar.

        No meu caso nem tento postar alguma coisa antes de terminar a jornada, á que faço viagens menos prolongadas e em ritmo mais acelerado (bem que também longe de ser extremo).

        Boa sorte nas próximas aventuras!

      • O Mundano

        Olá, Viktor. Obrigado pelo comentário. Sim, estou sem tempo par atualizar o blog porque viajo bastante. 😦 É uma das minhas prioridades deste semestre, juro. Quero que minhas histórias estimulem mais e mais pessoas a colocar a mochila na costas e viajar – especialmente pela Rússia. :-)) Um abraço.

  3. Guilherme Primo

    Olá, muito bom o blog! Estou indo no final do mês para Moscou e São Petesburgo (aproveitar o “calorzinho” por lá haha). Você tem algum roteiro de São Pesteburgo similar ao que você postou de Moscou? Muito obrigado pelas informações!

    • O Mundano

      Olá! Vc tá indo agora pra São Petersburgo? Q invejinha. Estou de férias no Brasil, morrendo de calor hehehe

      Não tenho ainda nenhum roteirinho pra São Peter, perdão. Farei, c certeza. Mas Piter é bem menor que Moscou e mais fácil de andar. Vc vai rapidamente se orientar pela cidade.

      Aproveite muito!! 🙂

  4. Marisa

    Olá Sandro,
    Seu blog é excelente!
    Quero muito fazer a Transiberiana. Seria possível conversar contigo por email?
    Obrigada.

  5. Ana Mota

    OI, Sandro!

    Estou indo no próximo maio para Moscou e adorei o seu blog.

    Agradeço pelas dicas.

    Qual o lugar mais indicado para se hospedar em Moscou? Sempre quando viajo prefiro
    ficar no centro para curtir as principais atrações a pé e me deslocar com facilidade.

    Vc me daria alguma dica?

    Obrigada,

    Ana

  6. Aline

    Adorei seu blog. Vou seguir se roteiro pra visitar Moscou. Estarei lá em outubro por 1 semana. Voce esta morando em Moscou? Obrigada

    • O Mundano

      Olá, Aline. Que bom que vc gostou do blog e vai usar o roteirinho.

      Sim, moro em Moscou. Há cinco anos já. 🙂

  7. Aline

    Podemos marcar um café? Voce tem algum tempinho disponivel? Voce poderia me mostrar um pouquinho da cidade ou pelo menos contar sobre. Estou indo sozinha. alinepanhan@yahoo.com.br
    Obrigada

  8. Ana Mota

    Sandro:

    Estive em Moscou em maio. Suas dicas foram super preciosas.

    Obrigada,

    Ana Mota

  9. Ana Mota

    Oi, Sandro.

    Estou indo para a Provence em dez dias.

    Vc tem alguma dica??

    Ana Mota

  10. Oda Gonçalves

    Olá, Sandro!
    Por acaso procurando informações sobre a Transiberiana encontrei seu blogue que me valeu bastante as suas informações sobre essa ferrovia a qual pretendo visitar no próximo ano saindo de Moscou até Beijing com um grupo de viagens. Parabéns pelo blogue e continue com suas valiosas informações viagens. Abraços!!

    • O Mundano

      Olá, Oda. Muito obrigado pelo comentário. Que bom que o blog está te ajudando. Postarei mais coisas sobre a viagem Transiberiana em breve. 🙂

  11. Rener Gustavo

    Oi Sandro, td bem?
    Como os outros também gostei muito do seu blog e de todas as dicas.
    Viajar é a minha grande paixão e no próximo ano tenho 3 meses de férias (licença-prêmio) e estou estudando roteiros… Antes disso viajo para a Bolívia agora em outubro. Quero ainda poder fazer a transiberiana um dia, mas de imediato (próximo ano) gostaria de conhecer São Petersburgo e aí vem meu receio – sei dos problemas que o país tem com relação a gays. Não acho que escancarar a sexualidade seja algo bacana em qlqr lugar do mundo, no entanto, mesmo não tendo trejeitos (nada contra, tenho inúmeros amigos que têm), não sei se seria seguro… Talvez alguém indague: Com tanto lugar para conhecer, para que visitar um país em que pessoas como você não são aceitas? O fato é que adoro a literatura russa e S. Peters povoa meu imaginário há tempos… É por isso que gostaria de conhecer a Av. Nevsky; o Hermitage, etc, etc… E então, é perigoso de fato? (nada de apps de pegação, já sei… rs). O chato é que no caso de algum problema não se pode nem procurar a polícia, né? Se puder me orientar sobre isso, agradeço. São tempos sombrios para nós. Inventamos o computador, pintamos a Monalisa, esculpimos o David, descobrimos a lei da gravidade e contribuímos para a invenção do avião e ainda assim ainda acham que somos doentes (hahaha um pouco de humor (ainda que negro) não faz mal). Abraço e obrigado.

    • O Mundano

      Olá, Rener. Prazer. Que bom que vc gostou do blog. 🙂

      Respondendo à sua pergunta sobre a questão da homossexualidade e sua expressão em espaços públicos na Rússia, bem, a regra é simples: ficar no armário para evitar problemas. Digo isso com MUITA vergonha porque acho, pessoalmente, que a sexualidade e seus possíveis trejeitos deveriam ser exprimidos e assumidos sem medo nem vergonha – e nem acho que isso se chama “escancarar”, mas apenas viver naturalmente. Porém, dada a situação na Rússia, é recomendado manter um super low profile e assim vc não correrá nenhum perigo.

      Os apps (Grindr, Tinder, Hornet) são super populares e são uma boa maneira para conhecer pessoas, sempre com muito bom senso e, de preferência, marcando em locais públicos, claro – já houve muitos casos de blind dates que eram, na verdade, armadilhas pra “caçar gays”. Há boates gays também. A homossexualidade está legalizada desde 1993, mas ir à polícia (em casa de um possível problema) também não é recomendado.

      Qualquer dúvida, pode me escrever. Um abraço.

  12. washington luiz c. rodrigues

    Prezado Sandro,

    Gostaria de fazer uma pergunta e também venho solicitar algumas informações: em 2018 estou pretendendo viajar para a Copa do Mundo na Russia e gostaria de saber como proceder para economizar com passagens de trem ou ônibus. Primeiramente devo viajar de avião de Salvador/Bahia para Berlin/Alemanha ou Paris/França.
    Inicialmente queria dizer que estou pretendendo assistir a um jogo pela Copa do Mundo na cidade de kaliningrado e depois embarcar de trem ou de ônibus para São Petersburgo e assistir a pelo menos a dois jogos em São Petersburgo e ficaria até cinco dias em São Petersburgo para também fazer os passeios, após assistir a dois jogos em São Petersburgo, pretendo viajar para Moscow para fazer apenas os passeios no período de tres dias, após fazer os passeios em Moscow pretendo viajar para kazan para assistir a apenas um jogo pela Copa do Mundo, bem como pretendo ficar até tres dias em Kazan, após a minha apssagem em Kazan, preetndo viajara para a antiga Staliningrado, atual Valgogrado para fazer apenas dois dias de passeios, após visitar Valgogrado, pretendo embarcar de trem para São Petersburgo, terminando a minha estada na Russia e embarcar de ônibus para Berlin, logo peço algumas orientações para economizar com passagens de trem nessas cidades acima mencionadas porque será um evento de magnitude, pois vou na condição de mochileiros e pretendo ficar hospedado em hósteis, bem como terei que ligar com muita antecedência para encontrar vagas nos hósteis dessas cidades. Observei nas mensagens de outras pessoas que viajaram em 3ª classe e para mim não é problema, pois estarei economizando os meus dólares ou Rublos. Estou pretendendo encontrar outros mochileiros que pretendam viajar comigo.
    Sandro, eu queria que você me orientasse e informasse se existe transporte ferroviário entre kaliningrado até São Petersburgo sem que passe por Belarus, pois teria que obter o visto caso tenha que passar pro Belarus, como também queria saber se existe transporte de ônibus entre Kaliningrado e São Peteresburgo sem que passe pro Belarus? Gostaria de que você me orientasse como comprar passagens de trem entre as cidades da Russia, pois vou me deslocar entre várias cidades acima mencionadas e queria que você me orientasse para não ficar perdido na hora em que for comprar as passagens, pois não falo Russo e nem Ingês. O cartão de débito pré pago ou cartão de crédito é aceito nas passagens de trem, bem como nos restaurantes, bares, pousadas ou hósteis e supermercados ou somente dinheiro? Eu não poderia levar somente dinheiro por questões de segurança.
    Sandro , estou com muita dúvidas, pois nunca viajei para o exterior.

    Abraços
    Washington Luiz Cunha

    • washington luiz cunha rodrigues

      Prezado Sandro, também estou com outras dúvidas.Caso decida primeiro assistir ao jogo na Copa do mundo na cidade de kaliningrado na Russia, pois seria melhor para mim porque o segundo jogo ficaria melhor assistir na cidade de São Petersburgo, mas o problema consiste no meu deslocamento de Kaliningrado para São Petersburgo. Não existe um voo direto entre Paris ou Berlin ou Madrid para kaliningrado, sendo que teria que embarcar numa empresa aérea de Paris ou Berlin para Riga ou Talinn, pois Talinn fica relativamente mais próximo de São Petersburgo. Você tem conhecimento se existe transporte de trem entre os países Lituânia, Estônia com destino para São Petersburgo ou somente de ônibus? Eu acho que seria melhor para mim viajar de Paris na França ou Berlin na Alemanha para Riga ou Talinn e depois seguiria de ônibus ou trem para Kaliningrado. Você tem algum conhecimento de existe no momento algum meio de transporte ferroviário entre Kaliningrado e São Petersburgo sem que tenha que passar em Belarus? Caso não tenha outra alternativa de trem que não seja obrigado a passar por Belarus, pois em Belarus exige visto na entrada, logo gostaria de saber se a única opção de embarcar de Kaliningrado para São Petersburgo seria através de ônibus? Particularmente queria comecar a visitar a Russia e assistir ao primeiro jogo pela Copa do Mundo pela cidade de Kaliningrado, pois seria melhor para mim em termos de logística, porque eu ficaria restrito a duas cidades da Russia mais próxima e após assistir ao segundo jogo em São Petersburgo e fazer os passeios também, eu viajaria de trem para Kazan onde apenas faria os passeios e acredito que no máximo em dois dias seria suficiente, e depois seguiria de trem para Valgogrado, onde ficaria até dois dias, em seguida viajaria de trem de Valgogrado até Moscow onde ficaria até três dias para fazer o passeio, em seguida embarcaria para São Petersburgo onde embarcaria de ônibus até Berlin e faria uma city tour em Berlin, depois embarcaria de Berlin para São Paulo ou Salvador/Ba

    • Gostaria de fazer uma pergunta e também venho solicitar algumas informações: em 2018 estou pretendendo viajar para a Copa do Mundo na Russia e gostaria de saber como proceder para economizar com passagens de trem ou ônibus. Primeiramente devo viajar de avião de Salvador/Bahia para Berlin/Alemanha ou Paris/França.
      Inicialmente queria dizer que estou pretendendo assistir a um jogo pela Copa do Mundo na cidade de kaliningrado e depois embarcar de trem ou de ônibus para São Petersburgo e assistir a pelo menos a dois jogos em São Petersburgo e ficaria até cinco dias em São Petersburgo para também fazer os passeios, após assistir a dois jogos em São Petersburgo, pretendo viajar para Moscow para fazer apenas os passeios no período de tres dias, após fazer os passeios em Moscow pretendo viajar para kazan para assistir a apenas um jogo pela Copa do Mundo, bem como pretendo ficar até tres dias em Kazan, após a minha apssagem em Kazan, preetndo viajara para a antiga Staliningrado, atual Valgogrado para fazer apenas dois dias de passeios, após visitar Valgogrado, pretendo embarcar de trem para São Petersburgo, terminando a minha estada na Russia e embarcar de ônibus para Berlin, logo peço algumas orientações para economizar com passagens de trem nessas cidades acima mencionadas porque será um evento de magnitude, pois vou na condição de mochileiros e pretendo ficar hospedado em hósteis, bem como terei que ligar com muita antecedência para encontrar vagas nos hósteis dessas cidades. Observei nas mensagens de outras pessoas que viajaram em 3ª classe e para mim não é problema, pois estarei economizando os meus dólares ou Rublos. Estou pretendendo encontrar outros mochileiros que pretendam viajar comigo.
      Sandro, eu queria que você me orientasse e informasse se existe transporte ferroviário entre kaliningrado até São Petersburgo sem que passe por Belarus, pois teria que obter o visto caso tenha que passar pro Belarus, como também queria saber se existe transporte de ônibus entre Kaliningrado e São Peteresburgo sem que passe pro Belarus? Gostaria de que você me orientasse como comprar passagens de trem entre as cidades da Russia, pois vou me deslocar entre várias cidades acima mencionadas e queria que você me orientasse para não ficar perdido na hora em que for comprar as passagens, pois não falo Russo e nem Ingês. O cartão de débito pré pago ou cartão de crédito é aceito nas passagens de trem, bem como nos restaurantes, bares, pousadas ou hósteis e supermercados ou somente dinheiro? Eu não poderia levar somente dinheiro por questões de segurança.
      Sandro , estou com muita dúvidas, pois nunca viajei para o exterior.

      Abraços
      Washington Luiz Cunha

  13. Prezado Sandro, também estou com outras dúvidas.Caso decida primeiro assistir ao jogo na Copa do mundo na cidade de kaliningrado na Russia, pois seria melhor para mim porque o segundo jogo ficaria melhor assistir na cidade de São Petersburgo, mas o problema consiste no meu deslocamento de Kaliningrado para São Petersburgo. Não existe um voo direto entre Paris ou Berlin ou Madrid para kaliningrado, sendo que teria que embarcar numa empresa aérea de Paris ou Berlin para Riga ou Talinn, pois Talinn fica relativamente mais próximo de São Petersburgo. Você tem conhecimento se existe transporte de trem entre os países Lituânia, Estônia com destino para São Petersburgo ou somente de ônibus? Eu acho que seria melhor para mim viajar de Paris na França ou Berlin na Alemanha para Riga ou Talinn e depois seguiria de ônibus ou trem para Kaliningrado. Você tem algum conhecimento de existe no momento algum meio de transporte ferroviário entre Kaliningrado e São Petersburgo sem que tenha que passar em Belarus? Caso não tenha outra alternativa de trem que não seja obrigado a passar por Belarus, pois em Belarus exige visto na entrada, logo gostaria de saber se a única opção de embarcar de Kaliningrado para São Petersburgo seria através de ônibus? Particularmente queria comecar a visitar a Russia e assistir ao primeiro jogo pela Copa do Mundo pela cidade de Kaliningrado, pois seria melhor para mim em termos de logística, porque eu ficaria restrito a duas cidades da Russia mais próxima e após assistir ao segundo jogo em São Petersburgo e fazer os passeios também, eu viajaria de trem para Kazan onde apenas faria os passeios e acredito que no máximo em dois dias seria suficiente, e depois seguiria de trem para Valgogrado, onde ficaria até dois dias, em seguida viajaria de trem de Valgogrado até Moscow onde ficaria até três dias para fazer o passeio, em seguida embarcaria para São Petersburgo onde embarcaria de ônibus até Berlin e faria uma city tour em Berlin, depois embarcaria de Berlin para São Paulo ou Salvador/Ba
    Resposta

  14. Gostaria de fazer uma pergunta e também venho solicitar algumas informações: em 2018 estou pretendendo viajar para a Copa do Mundo na Russia e gostaria de saber como proceder para economizar com passagens de trem ou ônibus. Primeiramente devo viajar de avião de Salvador/Bahia para Berlin/Alemanha ou Paris/França.
    Inicialmente queria dizer que estou pretendendo assistir a um jogo pela Copa do Mundo na cidade de kaliningrado e depois embarcar de trem ou de ônibus para São Petersburgo e assistir a pelo menos a dois jogos em São Petersburgo e ficaria até cinco dias em São Petersburgo para também fazer os passeios, após assistir a dois jogos em São Petersburgo, pretendo viajar para Moscow para fazer apenas os passeios no período de tres dias, após fazer os passeios em Moscow pretendo viajar para kazan para assistir a apenas um jogo pela Copa do Mundo, bem como pretendo ficar até tres dias em Kazan, após a minha apssagem em Kazan, preetndo viajara para a antiga Staliningrado, atual Valgogrado para fazer apenas dois dias de passeios, após visitar Valgogrado, pretendo embarcar de trem para São Petersburgo, terminando a minha estada na Russia e embarcar de ônibus para Berlin, logo peço algumas orientações para economizar com passagens de trem nessas cidades acima mencionadas porque será um evento de magnitude, pois vou na condição de mochileiros e pretendo ficar hospedado em hósteis, bem como terei que ligar com muita antecedência para encontrar vagas nos hósteis dessas cidades. Observei nas mensagens de outras pessoas que viajaram em 3ª classe e para mim não é problema, pois estarei economizando os meus dólares ou Rublos. Estou pretendendo encontrar outros mochileiros que pretendam viajar comigo.
    Sandro, eu queria que você me orientasse e informasse se existe transporte ferroviário entre kaliningrado até São Petersburgo sem que passe por Belarus, pois teria que obter o visto caso tenha que passar pro Belarus, como também queria saber se existe transporte de ônibus entre Kaliningrado e São Peteresburgo sem que passe pro Belarus? Gostaria de que você me orientasse como comprar passagens de trem entre as cidades da Russia, pois vou me deslocar entre várias cidades acima mencionadas e queria que você me orientasse para não ficar perdido na hora em que for comprar as passagens, pois não falo Russo e nem Ingês. O cartão de débito pré pago ou cartão de crédito é aceito nas passagens de trem, bem como nos restaurantes, bares, pousadas ou hósteis e supermercados ou somente dinheiro? Eu não poderia levar somente dinheiro por questões de segurança.
    Sandro , estou com muita dúvidas, pois nunca viajei para o exterior.

    • O Mundano

      Olá, Washington. Acho que já respondi às suas perguntas em outro post, não?

      Como falei com você, sugiro que você faça parte do grupo no Facebook de brasileiros que vêm à Russia para a Copa https://www.facebook.com/groups/Russia2018euvou/

      É mais fácil porque as dúvidas são parecidas e você pode encontrar companheiros de viagem, já que é sua primeira vez no exterior. Tente lá no grupo e depois em fale como foi. Eu faço parte do grupo também e estarei feliz em responder às perguntas. Se você fizer uma busca no grupo, vai ver que muitas das suas dúvidas já foram respondidas e outras ainda não tem como saber porque faltam dois anos ainda pro evento. O mais importante agora é: ECONOMIZAR DINHEIRO. O resto você vai organizando aos poucos. 🙂

      Um abraço

  15. Olá Sandro! Concordo com você, pois o importante agora é juntar dólares para garantir o meu passei a Russia durante a Copa. Tenho muitas perguntas a fazer a você, pois nunca viajei para outro país e a Russia é um mistério para mim, desde quando cresci ouvindo a guerra fria entre a antiga União Soviética e o bloco ocidental. Devo dizer que , caso não consiga uma companhia pra viajar para a Russia, pois não queria viajar em grupo de pessoal, pois cada pessoa tem algum interesse particular, haja vista que as cidades que vou escolher para assistir a alguns jogos nem sempre vai coincidir como interesses de outras pessoas. Eu queria perguntar a você, caso viaje com outra pessoa, pois sozinho eu não viajaria parra a Russia, ou seja: daso decida viajar de Berlin para kaliningrado de avião ou ônibus, pois o meu objetivo seria assistir o primeiro jogo na cidade de kaliningrado, eu queria saber se existe transporte de trem de kaliningrado até São Petersburgo, pois o segundo jogo pretendo assistir em São Petersburgo e não havendo ligação direta de transporte de trem de kaliningrado até São Petersburgo, existe outra rota e trem ou ônibus, pois evitaria trafegar pelo país Bielo Russia que exige visto. Chegado a São Peterburgo, devo ficar hospedado em algum hostel e depois seguir de trem para Kazan, sendo que em Kazan vou apenas fazer o passeio pela cidade e, após visitar kazan, viajo para Valgogrado, antiga staliningrado, pois pretendo apenas fazer o passeio e conhecer vários museus em referencia a segunda guerra mundial. Apśo visitar Valgogrado, viajo para Moscow e devo ficar no máximo três dias em Moscow.
    Sandro, eu queria uma orientação de você como proceder para comprar as passagens de trem entre as cidades da Russia e queria saber se poderia comprar pela internet e qual ou quais os site que você me indicaria, preferencialmente os site no idioma em Inglês, pois em Russo ficaria difícil para a minha compreensão ou seria melhor comprar diretamente nas bilheteria, porém não falo Inglês nem tampouco Russo e queria que você me orientasse para não ficar completamente perdido para viajar de trem entre as cidades, pois teria que conseguir obter um folheto com as informações sobre a mobilidade para que possa trafegar com segurança pelas estações ferroviárias das cidades que irei visitar na Russia. Ainda estamos em 2016 e devo fazer um curso de Inglês para não ficar completamente perdido na Russia, pois vai ser raro encontrar um Russo que fale Português. Nestas cidades que irei visitar vou ficar hospedado em hśoteis por ser mais barato, sendo que deverei reservas as vagas com muita antecedência, pois durante a Copa do Mundo haverá um grande fluxo de pessoas.
    Sandro, existe alguma opção de viagem econômica de trem entre Berlin/Alemanha ou seria melhor embarcar de trem de alguma cidade da Polonia até São Petersburgo ou seria mais barato uma viagem de avião de baixo custo entre Berlin a São Petersburgo, pois faria outra roteiro e priorizaria assistir aos jogos da copa do mundo nas cidades de São Petersburgo e Kazan, em seguida faria o passeio em Valgogrado e por fim terminaria em Moscow. Peço a sua opinião e orientação.

  16. Queria fazer outra pergunta: Está havendo medidas enérgicas nos países da Europa e Russia para prevenir o terrorismo, haja vista vários atentados com mortes que ocorreram em vários aeroportos da Europa, estações de metrô e trem e cidades da Europa, pois esta é a minha preocupação no momento e, acima de tudo, é prioridade a segurança aérea dos aviões de passageiros durante este evento de grande magnitude, além do transporte público pois, os fanáticos terroristas poderiam aproveitar a ocasião para praticar atentados e sabotagem que poderiam provocar muitas vítimas inocentes .

  17. Você sabe dizer se existe algum site ou aplicativo de relacionamento onde possa conhecer mulheres Russas, pois caso viaje sozinho pelo menos teria a oportunidade de conhecer mulheres russas, inclusive no facebook. Eu tenho alguns aplicativo de tradução do idioma do Português para o Russo e vice versa. Você também poderia me indicar alguns aplicativos para que possa baixar no meu telefone celular a fim de que possa me comunicar na Russia traduzindo Russo para o Português e vice-versa, pois dependeria deste tradutor para me comunicar com os funcionários dos restaurantes, pousadas ou hósteis, bares e nas estações de trem ou metrô.

    • washington luiz c. rodrigues

      Sandro, está se aproximando a copa do mundo na Russia. Eu já fiz o meu roteiro de forma econômica como mochileiro: devo embarcar antes dos jojgos das oitavas de final, embarcando de Salvador para Berlin. Em Berlin embarco de avião para Gdansk na Polonia e depois embarco de trem para kaliningrado. Devo assistir ao primeiro jogo em kaliningrado de devendo ficar dois dias no máximo, em seguida embarco de avião de baixo custo para São Petersburgo, devendo assistir ao segundo jogo e devo ficar tres dias para fazer alguns passeios, depois embarco de trem para Kazan, devendo ficar tres dias para passeio e talvez assista ao terceiro jogo, depois embarco de trem para Valvogrado, antiga staliningrado e devo ficar dois dias para passeio, depois embarco de trem para Nizhny Novgorod, devendo ficar apenas dois dias para passeio e finalmente embarco para Moscow ficando tres dias para passeio. Eu queria que você me desse dicas para passeio de forma gratuita nessas cidades e o que devo visitar, pois existem locais em que os turistas pagam para visitar, como também queria saber qual o tipo de trem que devo embarcar, pois não quero pagar passagem em trem superrapidos e pretendo embarcar em segunda classe. Se não quiser comprar passagem pela internet, na bilheteria aceita cartões de crédito internacional ou débito ou é melhor comprar em rublos? Eu não falo Inglês e acho que devo aprender o alfabeto cirílico para poder entender as palavras em russo nas estações de trem rodoviária e aeroportos, além dos restaurantes para poder almoçar ou lançhar. Existe algum aplicativo que traduz a palavra em Russo para Portugues e vice-versa? A minha preocupação refere-se a hospedagem, pois quero ficar hospedado em hostel por ser mais econômico e também quero ir com uma companhia para não ir sozinho. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: